Ao contrário de outros órgãos, a mama é um órgão facilmente acessível, através de observação e/ou de palpação, o que logo à partida, permite a detecção de lesões nela existentes. É a própria mulher, que conhece a sua mama e como se modifica durante o ciclo menstrual. Por isso, na maior parte dos casos, são as próprias que o detectam, por vezes ainda, com pequenas dimensões. Ora, quando algo de anómalo é encontrado, há que recorrer ao seu médico para que confirme e, em caso de necessidade, proceda a todo um conjunto de medidas com vista a um diagnóstico correcto. Aconselha-se a sua realização regular a todas as mulheres com mais de 35 anos e a partir dos 30 para aquelas que têm antecedentes familiares. O cancro da mama é curável em mais de 90% dos casos, quando diagnosticado atempadamente.
Como fazer o auto-exame da mama?
No Duche: Levante o braço esquerdo. Com as pontas dos dedos centrais da mão direita pressione suave, mas firmemente o peito esquerdo. Formando círculos à volta do peito, comece no ponto mais distante do mamilo e repita até chegar ao mamilo. Na mesma posição e exercendo um pouco mais de pressão, palpe a axila esquerda para se certificar que não tem nenhum caroço. Repita esta operação no peito direito, invertendo as posições.
Ao Espelho: Observe os peitos com os braços caídos. Depois coloque as mãos na cintura, inclinando os ombros e cotovelos para a frente. Em seguida ponha as mãos na nuca, pressionando-as ligeiramente. Nestas três posições procure eventuais alterações de cor, tamanho e textura que lhe possam parecer novas ou estranhas.
Deitada: Com uma almofada debaixo do ombro esquerdo estenda o braço esquerdo por debaixo da cabeça.
Palpe o peito esquerdo com a mão direita, seguindo as instruções descritas no 1º passo, não esquecendo a axila. Pressione o mamilo entre os dedos indicador e polegar para detectar se existe secreção. Depois levante o mamilo em conjunto com a auréola para verificar se há mobilidade ou aderência. Faça o mesmo para o peito direito, invertendo as posições.
É importante, lembrar que o auto-exame da mama não substitui a mamografia regular de rastreio.
De Marina a 22 de Fevereiro de 2008 às 21:32
Infelizmente o cancro da mama é uma cruel realidade no mundo feminino (e n so, é importante referir que tb o homem tem cancro da mama e por vezes goza qd lhe dizem isso, n fazendo tb os devido exames). É muito importante a mulher estar consciente deste problema que tanto nos afecta e fazer o auto-exame, é simples e n custa nada. Gostei mesmo muito deste post. É sempre melhor prevenir que remediar!
Este blog tb está um espectáculo! Mts parabéns!
De Rupertina a 23 de Fevereiro de 2008 às 16:55
Queria dizer que concordo consigo quando diz que o cancro é uma crual realidade do mundo feminino , e é mesmo eu já perdi a minha querida mãe num mespeço de 11 meses e ainda não há três meses perdi uma das minha melhores amigas que durou somente 6 meses.
Beijokas.
De Augusta a 23 de Fevereiro de 2008 às 14:48
Eu faço a palpação todos os meses e faço uma eco uma vez por ano desde os 18, até porque aos 18 ao fazer a palpação em casa, descobri um fibrodenoma (que já retirei) mas agora tenho outros 4 e tenho que manter a vigilância.
Não custa nada e há nódulos que não se detectam com a palpação porque são muito profundos, eu que o diga..pensava que tinha 2 nódulos e tenho 4!!
Bonito blog, parabéns!
Bjs
De SIlvana a 24 de Fevereiro de 2008 às 10:44
Olá pessoal!
Principalmente as mulheres, não se esqueçam de fazer o auto exame todos os meses, foi assim que consegui detectar um nódulo maligno, e hoje graças a Deus, estou curada.
Prevenção é mesmo a melhor solução!!!!
Bjs
Muito bem é importante saber este tipo coisas A preveção sem dúvida o mais importante. bj bom trabalho meninos
De Marisa a 11 de Maio de 2008 às 19:34
Muitos parabéns pela excelente iniciativa. Toda a divulgação deste tema é pouca!
Eu tenho vários fibroadenomas no peito, logo, sei a importância do auto-exame mamário. Também faço todos os anos uma ecografia mamária.
Comentar post