.Músicas

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008

Crianças com cancro

A reacção de uma criança à notícia de que sofre de uma leucemia, de um linfoma ou de um tumor no sistema nervoso central, depende da idade, da estrutura da própria criança, da estrutura familiar e da envolvência. É uma questão transversal a vários campos.

Nem sempre a criança tem consciência real do que se passa com ela. Apenas se apercebe das consequências de algo que está diferente através das alterações das rotinas, as mudanças de comportamento ou o isolamento.


Os pais, que verdadeiramente são os conhecedores do que se passa com os seus filhos, não conseguem, na maioria das vezes, deixar de transparecer para as crianças de que algo está errado. Normalmente, é através dessa alteração de comportamento que os filhos tomam consciência de que há um problema. Pois, muitos pais entram em depressão reactiva, o que é normal. Mas as crianças olham para os pais como barómetro do que se passa na vida delas. Se os pais estão preocupados, então é porque o que se passa com elas é grave. Os pais, que podem ser grande parte da solução, frequentemente, e é perfeitamente compreensível, tornam-se parte do problema. Acontece, muitas vezes, haver mesmo uma paternalização dos filhos em relação aos pais.

 

publicado por Leandro às 18:18

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Diana Matagal a 21 de Fevereiro de 2008 às 14:56
Olá a todos, sou técnica de radioterapia em Lisboa e gostaria de louvar a iniciativa da criação deste blog. A todas as crianças e pais que passam por esta terrível doença deixo a minha mensagem de esperança e força. A todos os profissionais que, como eu, se debatem diariamente com este drama a certeza de que um dia conseguiremos, certamente, ajudar muito mais do que tem sido possível até aqui... A todos bem-hajam!
De sara a 29 de Julho de 2008 às 17:50
ola!!
eu desde a meio ano para ca aue andava desconfiada que tinha cancro...
fui ao medico e realmente tinha cancro....sofri muito apenas com 13 anos mas consegui vencer essa doença....lutei muito contra ela e consegui....num espaço de um ano sofri 10 internamentos...pois cheguei a atingir o estadio III....durante u tratamento fiquei careca.....mas valeu apena pois hoje tenho 19 anos e sou novamente uma mulher feliz...
e aqui deixo o meu apoio a todas as mulheres...nao se deixem ir a baixo pois têm de ser fortes e passar por cima de todo isto.
blog 5*...e muito esclarecedos...
bjx

Comentar post

.Visitas:

.Mapa de Visitantes


Profile Visitor Map - Click to view visits
Create your own visitor map

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Medicamentos de Tratament...

. Medicamentos de Tratament...

. Não usar se tiver cancro ...

. Não usar se tiver cancro ...

. Hospital S. João reforça ...

. Cuidados com as unhas

. Laço receberá 1,5€ por ca...

. 2 causas por 1 causa

. Maquilhagem e cuidados co...

. Cuidados com o rosto

.links

.arquivos

. Agosto 2009

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.Deixe Mensagem!


blogs SAPO