.Músicas

Sexta-feira, 11 de Abril de 2008

A imagem corporal

A imagem corporal corresponde à representação mental que fazemos do nosso corpo. A imagem que temos de nós próprios não está necessariamente em conformidade com a nossa aparência geral e objectiva, mas está formada na nossa mente.

Esta imagem constrói-se com todas as nossas experiências de vida, ela reflecte os nossos sentimentos, ideias, valores, assim como as nossas reacções racionais e instintivas perante os estímulos exteriores.

A imagem corporal resulta, igualmente, da consciência desenvolvida em simultâneo pelas formas e dimensões do nosso próprio corpo, assim como a percepção intuitiva. De qualquer forma a nossa imagem corporal é influenciada pela cultura da época, pela moda e pelos grupos sociais em que estamos envolvidos.

A imagem corporal tem repercussões sobre a nossa dignidade e amor-próprio. Ela pode ser susceptível de mudar a cada instante em função dos nossos sentimentos e pensamentos. Por vezes. as sequelas provocadas pela doença ou tratamentos, visíveis ou não, induzem na pessoa uma modificação perceptível de alteração da imagem corporal que pode ser potencializadora de um profundo desequilíbrio.

 

Como reagir às mudanças?

 

Desde o diagnóstico, até à programação de qualquer tipo de tratamento, deve ter informação que algumas alterações não se podem excluir. Pode habituar-se progressivamente à sua nova imagem. A duração deste fenómeno não está bem definido e cada pessoa tem a sua forma de o viver.

Não deve esconder este processo de aceitação, não deve dissimular os seus sentimentos e anseios, pelo contrário, deve expressá-los. Deve colocar aos técnicos de saúde as suas dúvidas e inquietações, conversando abertamente e livremente sobre a sua doença e os seus sentimentos. Converse com a sua família, amigos, médicos. Enfermeiros, pessoal auxiliar, tendo perfeita consciência que qualquer comunicação é feita com base na confidencialidade.

Se sentir profunda tristeza, deve aconselhar-se com um psicólogo ou conselheiro espiritual da sua religião. Se atravessa uma fase de depressão, deve recorrer ao seu médico pois pode necessitar de alguma medicação adaptada a sua situação de perda.

publicado por Leandro às 22:18

link do post | comentar | favorito
|

.Visitas:

.Mapa de Visitantes


Profile Visitor Map - Click to view visits
Create your own visitor map

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Medicamentos de Tratament...

. Medicamentos de Tratament...

. Não usar se tiver cancro ...

. Não usar se tiver cancro ...

. Hospital S. João reforça ...

. Cuidados com as unhas

. Laço receberá 1,5€ por ca...

. 2 causas por 1 causa

. Maquilhagem e cuidados co...

. Cuidados com o rosto

.links

.arquivos

. Agosto 2009

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.Deixe Mensagem!


blogs SAPO