.Músicas

Sexta-feira, 18 de Abril de 2008

Cuidados com a pele em geral

         Alguns tratamentos podem causar na pele irritações inestéticas ou incomodativas.

          O facto da pele ficar seca é uma reacção frequente. Pode evitar isso deixando de tomar banho e duches prolongados. Se não o conseguir evitar, deve adicionar óleo na água do seu banho. Aplique igualmente um leite corporal, um creme ou um óleo hidratante no seu corpo. Os produtos penetram melhor se humidificar primeiro a sua pele. Nunca usar produtos à base de álcool, visto que estes secam a pele. É o caso da maioria dos perfumes, águas-de-colónia e loções. Se quiser colocar um pouco de perfume, aconselha-se a fazê-lo por cima do vestuário. Experimente utilizá-lo no interior da sua roupa para verificar se não lhe causa manchas ou descoloração do tecido.

         Se tiver de submeter-se a tratamentos de radioterapia, os enfermeiros e o seu médico assistente vão aconselhá-la nos cuidados especiais a ter com a pele.

         Durante a quimioterapia, alguns medicamentos tomam a pele hipersensível ao sol, podendo provocar-lhe uma pigmentação acrescida. Use protectores solares adaptados (índice 15, no mínimo). Proteja a pele usando sempre vestuário de manga comprida e calças. Deve proteger também a cabeça usando, por exemplo, chapéu. A exposição ao sol é desaconselhada se estiver a fazer tratamentos de quimioterapia ou radioterapia.

           Se o tratamento tornou a sua pele hipersensível, evite também os extremos de calor e frio. Não coloque saco de água quente, nem morna, debaixo dos lençóis, pois pode provocar-lhe uma sensação de queimadura. Existem tratamentos que provocam alterações da pele com algumas perdas de sangue. Neste caso, deve aplicar e fazer penetrar os cremes protectores o mais suavemente possível.

         Se sentir comichão, evite, sempre que possível, "arranhar" a pele. Tente controlar a comichão, expondo a parte sensível, visto que o contacto com o ar fresco permite, muitas vezes, um efeito calmante. O talco de mentol ou um leite corporal para peles delicadas tem propriedades apaziguantes. Consulte o seu médico se a comichão persistir.

Podem, entretanto, aparecer-lhe algumas manchas vermelhas durante ou depois do tratamento de radioterapia.

         Algumas doentes que fazem quimioterapia depois da radioterapia, referem que a pele fica vermelha na zona previamente irradiada. Pode fazer desaparecer a comichão ou a sensação de queimadura aplicando compressas frias embebidas em extracto de camomila (duas vezes por dia, durante seis minutos aproximadamente).

       Por vezes, a pele desenvolve reacções de hipersensibilidade aos detergentes, a uma peça de roupa ou a um produto específico.

         Use sempre um detergente suave e neutro, não usando amaciadores.

 

             

N.B: Consulte sempre o seu médico se verificar reacções suspeitas na pele (erupção, imflamação, hipersensibilidade, etc.) que nunc se tenham manifestado antes.

 

publicado por Leandro às 22:17

link do post | comentar | favorito
|

.Visitas:

.Mapa de Visitantes


Profile Visitor Map - Click to view visits
Create your own visitor map

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Medicamentos de Tratament...

. Medicamentos de Tratament...

. Não usar se tiver cancro ...

. Não usar se tiver cancro ...

. Hospital S. João reforça ...

. Cuidados com as unhas

. Laço receberá 1,5€ por ca...

. 2 causas por 1 causa

. Maquilhagem e cuidados co...

. Cuidados com o rosto

.links

.arquivos

. Agosto 2009

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.Deixe Mensagem!


blogs SAPO